sábado, 26 de agosto de 2017

Bruschettas

Hoje proponho-vos duas variantes de receita de bruschetta, uma especialidade inspirada na cozinha italiana. Funciona muito bem como entrada e sabe tão bem tanto no verão como no inverno. Não se trata de uma simples tosta. É muito mais do que isso. Dependendo da guarnição, que pode variar consoante o seu gosto, todas elas têm em comum pão, azeite e alho. O resultado é comer e chorar por mais.

Para 3 pessoas

Ingredientes
Para a base:
3 fatias generosas de pão alentejano
1 dente de alho
1 dl de azeite virgem extra

Para a guarnição:

1ª versão

1 queijo mozzarella fresco
3 cogumelos frescos
9 tomates cherry
1 raminho de manjericão ou coentros frescos

Preparação

Corte 3 fatias de pão alentejano do dia anterior, esfregue-as com o dente de alho esmagado, regue com o azeite e leve ao forno a tostar um pouco. Quando as tostas estiverem alouradas, retire-as do forno e guarneça-as com os restantes ingredientes: distribua os cogumelos laminados, o queijo mozzarella e os tomates cherry e leve ao forno novamente até o queijo derreter um pouco. Retire, decore com as folhas de manjericão fresco ou coentros e sirva.




2ª versão

1 queijo mozzarella fresco
3 cogumelos frescos
9 tomates cherry
100 g de salmão fumado
Oregãos secos

Preparação

Disponha os cogumelos laminados, o queijo mozzarella fresco, o tomate cherry e o salmão fumado por cima das tostas e polvilhe com oregãos secos. Leve novamente ao forno e, quando o queijo estiver levemente derretido, retire e sirva.



Bom apetite!

Sem comentários: